Postagens populares

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cumprimentos aos Formandos

Ao encerrar a cerimônia sugiro que o Presidente da Mesa, convide o Paraninfo a conduzir os formandos ao hall de entrada para que estes possam receber os cumprimentos da família. Esse convite evita aglomerações no palco e no interior do auditório, permitindo que sejam feitas fotografias mais legais sem o tumulto que costumamos presenciar ao final das colações de grau.

Colação de Grau - Ato Solene

Ultimamente não tenho postado no blog porque tenho passado por ínúmeras dificuldades. Estou me refazendo do falecimento de minha mãe ocorrido no último dia 18/01/2012, mas sei que ela gostaria de me ver atuando e continuando meus trabalhos, por isso vou me empenhar e procurar divulgar um pouco mais a minha experiência.

A colação de grau tem sido vista por muitos alunos como um espetáculo, onde são utilizados adereços, buzinas, sirenes...Algumas instituições de ensino tem proibido esse tipo de acessórios, com o que eu concordo plenamente, porque tira do ato a seriedade e a solenidade do momento. Tudo bem, foram anos de curso e o formando quer mais é comemorar, mas deixemos as comemorações para o baile, porque a colação deve ser conduzida seguindo as etapas solenes.

Vou enumerar a sequência de um cerimonial que observa os protocolos indispensáveis em um solenidade:

1 - Abertura da solenidade
2 - Composição da mesa solene (Direção e Coordenação da Instituição - Professores Homenageados) - No máximo 10 componentes.
3 - Abertura da cerimônia pelo Presidente da Mesa, que convida a todos para a execução do Hino Nacional
4 - Convite para que as oradoras conduzam a cerimônia e também realizem o discurso representando a turma.
5 - Início dos Agradecimentos ( A DEUS - AOS PAIS - AOS MESTRES - AOS AMIGOS - AOS QUE AMAMOS).
6 - ENTREGA DAS PLACAS DE HOMENAGEM AOS MESTRES
7 - DISCURSO DO PATRONO E PARANINFO
8 - ATO SOLENE - A COLAÇÃO DE GRAU : Neste momento uma formanda requer ao Presidente da Mesa , que este se digne proceder a colação de grau em conformidade com a Lei; Na sequência o Presidente da Mesa profere as seguintes palavras: DEFIRO O REQUERIMENTO QUE ACABA DE SER FORMULADO NA MELHOR FORMA DE DIREITO E NA MAIS PERFEITA JUSTIÇA.
9 - CONVITE PARA A LEITURA DO JURAMENTO POR UM FORMANDO QUE DEVERÁ FAZER A LEITURA PAUSADA PARA QUE OS DEMAIS FORMANDOS REPITAM COM ELE O JURAMENTO.
10 - APÓS A LEITURA DO JURAMENTO - UMA FORMANDA DEVERÁ IR ATÉ O CENTRO DA MESA PARA RECEBER O GRAU REPRESENTANDO AOS FORMANDOS, O QUE SERÁ CONFERIDO PELO PRESIDENTE DA MESA QUE DIRÁ ALGUMAS PALAVRAS E POSICIONARÁ O CAPELO NA CABEÇA DO CONCLUINTE. TODA A TURMA NESTE MOMENTO DEVERÁ REPETIR O GESTO E COLOCAR O CAPELO COM O PINGENTE VOLTADO PARA O LADO ESQUERDO.
11- AGORA É A HORA DA CHAMADA NOMINAL INDIVIDUAL DOS FORMANDOS, QUE DEVERÃO ESCOLHER AS IMAGENS E A MÚSICA QUE SERÁ EXECUTADA NA ENTREGA DO CANUDO.
12 - ALGUMAS INSTITUIÇÕES PREMIAM O MELHOR ALUNO DA TURMA, O QUE CONSIDERO MUITO LEGAL POIS É HORA DE RESSALTAR A QUALIDADE DO ENSINO , É A CHAMADA LÁUREA ACADÊMICA.
13 - HORA DE ENCERRAR A CERIMONIA COM AS PALAVRAS FINAIS DO PRESIDENTE DA MESA. (MÚSICA FINAL IMPACTANTE + CHUVA DE PRATA E CAPELOS PARA O ALTO ) ESSA É A HORA DE COMEMORAR.....